18 outubro 2011

Retrógrados!

Estava pensando sobre a estupidez das pessoas que criticam as pesquisas teóricas, principalmente as astronômicas e físicas. São pessoas de alcance limitadíssimo que, normalmente, justificam sua sabedoria ao proclamar que há muito mais problemas imediatos que precisam de solução e que ficar viajando como estes "cientistas" é um desperdício de tempo e dinheiro.

Isto só mostra o quão ignorantes são estas pessoas. Elas não sabem nada de história. São pouco inteligentes e desinteressadas, normalmente (e infelizmente) religiosos praticantes que acreditam que a única forma de salvação e contribuição válida para a humanidade é temer a Deus e fazer o bem dentro de seus (pre)conceitos (coisa que normalmente só propagandeiam fazer...). Estas pessoas não conseguem enxergar que os grandes avanços de nossa Ciência, dos quais eles se beneficiam diariamente, vieram justamente desses estudos teóricos, que, à sua época, não tinham valor prático algum. Os avanços no cálculo matemático (diferencial, integral, infinitesimal e cia.), a invenção dos números complexos, a axiomatização da matemática por Gödel e seus teoremas, a Máquina de Turing e, antes desta, o Engenho Analítico de Babbage, até mesmo a relatividade de Einstein, Lorentz e Poincaré seriam considerados inutilidades por estas mesmas pessoas... Se hoje temos computadores, tocadores de Blu-ray, ressonâncias magnéticas, células solares e praticamente tudo mais que é lugar comum no mundo moderno, devemos isto única e exclusivamente aos inúteis devaneios desses Gigantes da Humanidade.

Acreditar que a única utilidade do Homem é atacar problemas imediatos e de aplicação prática iminente é dar as costas ao que nos difere dos animais, à nossa capacidade de raciocinar e planejar e moldar o futuro. É ignorar a arte como supérflua. É como remediar a doença e não prevení-la. É deixar de ser humano.

Portanto, antes de comentar que uma pesquisa é inútil lá no Globo, que "com tanta gente passando fome, por que estão fazendo gatinhos brilhar no escuro", pense suas vezes para não se enquadrar no mesmo grupo de imbecis retrógrados à que me refiro neste texto.

2 comentários:

Ricardo Pinho disse...

Muito bom !

Lorena Leite Ornellas disse...

Adorei! ;-)