14 setembro 2011

Do Hyundai Sonata e de como a CAOA desrespeita o Brasileiro

Ele é LINDO! Isto é inegável.
Basta olhar para esta foto aqui ao lado...

Realmente é um dos sedãs mais bonitos no mercado Brasileiro e mundial. Numa época em que a Volkswagen desenha carros sem graça, em que o Passat de R$ 110 mil tem a mesma frente de um Fox de R$ 30 mil, realmente o Sonata tem tudo para brilhar.

O design exterior de um carro é, na maioria das vezes, primordial para o seu sucesso (nem sempre, caso contrário o Gol nunca teria sido sucesso de venda nem aqui, nem na China). Contudo, um carro é um conjunto, e seu acerto mecânico (primoroso, por exemplo, nos BMWs e Mercedes, coisa que o povão nem imagina o que seja, acostumados que estão com Palios, Celtas, Astras...), seu rendimento, potência do motor e segurança (adoro meu Volvo C30!) são tão, ou mais importantes que simplesmente uma carinha bonitinha... Tudo bem, admito que a carinha, neste caso, é pra lá de só bonitinha... vejam que interior lindo tem o Sonata:


E o motor e o rendimento nem chegam a ser ruins. O propulsor é um 2.4 litros de 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, que gera 182 CV aos 6.000 rpm, e um torque de 23.3 kgf aos 4.000 rpm (um pouco tardio, mas bom). Ele faz com que o Sonata chegue de 0 - 100 km/h em nada maus 10.1 segundos. Já o consumo não é lá tão bom: 8,2/11,8 km/l (cidade/estrada). Ele tem um câmbio automático de 6 marchas, rápido e preciso e borboletas para trocas manuais no volante. Ou seja, é um conjunto muito bom para sua faixa de preço....

... Quer dizer, seria um conjunto muito bom se o Sonata tivesse chegado no Brasil dentro da sua faixa de preço, já que concorre com Fusion (R$ 83.600) e Malibu (R$ 79.000). Acontece que a Hyundai resolveu fazer joguetes com o povão Brasileiro, numa brincadeira de muito mau gosto. Ao invés de trazer o carro na sua faixa de preço, num surto de desrespeito e impertinência, a CAOA, representante da Hyundai no Brasil, resolveu experimentar e jogar o Sonata lá nas alturas... Lançou-o aqui por INSANOS R$ 116.000... Hoje numa concessionária, já baixou, e o vendedor vai te informar o valor de R$ 108.000. O pior é que um MONTE de consumidores (queria usar uma palavra que começava com OTA e terminava com RIO, mas vai que um comprador do Sonata fique ofendido lendo o blog, ele já fez a besteria de pagar este preço e ainda vai ser ofendido?)

Vamos ver se existe algum motivo racional para pagar R$ 108.000 no Sonata. Vamos compará-lo ao Fusion, seu principal concorrente nos EUA.

Fusion 2.5 SEL - R$ 84.600
  • Motor: Duratec 2.5L 16V
  • Potência: 173 CV
  • Torque: 22.9 kgf.m
  • Aceleração: 0 - 100 em 10.4 s
  • Consumo: 9.1/14.3 (cidade/estrada)
Podemos ver que o Fusion empata tecnicamente com o Sonata em potência e aceleração, e dá um banho em consumo. E, cá entre nós, ele pode não ter tantos vincos e arrojo quanto o Sonata, mas o Fusion é bonito demais!

Em termos de equipamentos ambos os carros são equivalentes. Um ganhando numa área, o outro noutra. O Sonata é um pouco mais bem equipado, mas muito pouco.

E é aí que o disparate da Hyundai começa a ficar mais evidente. Isto porque o Sonata se compara ao Fusion 2.5. Ele nem chega perto do Fusion top-de-linha. Vamos à comparação:

Fusion 3.0 V6 SEL - R$ 95.000
  • Motor: 3.0L V6 24V
  • Potência: 243 CV
  • Torque: 30.8 kgf.m
  • Aceleração: 0 - 100 em 7.3 s
  • Consumo: 7.3/11.7 (cidade/estrada)
Resumindo: o Sonata não chega nem aos pés do Fusion V6 e custa R$ 13.000 à mais! O Fusion V6 é um AWD (All-Wheel Drive), ou seja, a tração é integral, e não apenas nas rodas dianteiras como no Sonata (quem conhece de carro sabe o que é dirigir um AWD, e quem não conhece vai ficar CHOCADO ao dirigir um de tão bom que é!). Além disso, ele vem bem mais equipado, com um sistema de som/multimídia fenomenal, todo touch-screen, feito pela Microsoft. Ele HUMILHA o Sonata em todos os aspectos, exceto design, e, neste quesito, o Sonata não ganha de lavada não, conheço muitas pessoas que preferem o arrojado, mas não exagerado, design do Ford (eu prefiro o do Sonata!).

Mas não vamos parar por aí... É agora que a coisa começa a ficar feia para o lado da Hyundai. Este fim de semana resolvi provar que o valor cobrado pelo Sonata é um absurdo. Para isto, visitei uma concessionária na Barra, em frente ao Barra Shopping. Meu objetivo: fazer um vendedor da Hyundai assumir que o preço do Sonata não tem cabimento. Minha tática: apelar para a Volvo.

É isso aí mesmo... A Hyundai colocou o Sonata numa posição indefensável. Por mais que eles queiram, não dá para comparar um carro Coreano, nem mesmo o Sonata, com a maravilha que é um Volvo S60. Vamos à ficha do carro:

Volvo S60 T4 - R$ 103.000
  • Motor: 1.6 16V Turbo
  • Potência: 180 CV
  • Torque: 24,5 kgf.m
  • Aceleração: 0 - 11 em 8.9 s
  • Consumo:  10.3/14.3 (cidade/estrada)
Realmente o bicho pega para o Sonata quando o comparamos com o S60 de entrada. O motor do S60 segue a tendência de downsizing (diminuir o volume do motor e usar turbo para garantir o desempenho, mas diminuir o consumo e as emissões de gases na atmosfera), e é um motor de outro planeta! É inacreditável este torque num motor 1.6, é maior até que o do "arcaico" 2.4 do Sonata, com muito mais capacidade! Ele ganha em consumo, aceleração, e também em detalhes que não se percebe de cara. O acabamento é primoroso, as peças não vão se soltar e transformar o carro numa sinfonia de grilos depois de 2 anos de uso (na verdade, se for igual ao meu Volvo C30, com 3 anos não terá nenhum barulhinho sequer dentro da cabine); o acerto mecânico está em outro nível; a segurança não tem nem comparação. Se você é um pai de família, coloque na balança a segurança dos seus filhos, pois, neste quesito, o Volvo H.U.M.I.L.H.A. Ele tem mais airbags do que podemos contar, airbag de cortina no teto em caso de capotagem, o carro detecta pedestres e evita colisões automaticamente, bla, bla, bla.


E o carro é simplesmente um primor de design! É sóbrio e arrojado ao mesmo tempo, não sei como. É lindo. É tão novidade quanto o Sonata (coisa em que o Fusion perde). E é um VOLVO. Ouviram? Nâo é um Hyundai... Entre Volvo e Hyundai, não resta qualquer dúvida. Olha o emblema que estará estampado na frente do seu carro se você resolver levar o Volvo por R$ 5.000 à menos que o Hyundai:


Para os menos seguros de si: Até a logomarca do carro é de MACHO!

Então, voltando ao meu teste de preço do Sonata. Cheguei na concessionária, pedi para ver o carro e que chamassem um vendedor. Minha mulher já foi entrando no carro e dizendo: "Ai! É lindo, amor!"... É verdade, o bicho é lindo demais... Impressiona mais que o S60 de perto... quer dizer, até que você olhe para o logo na frente do carro... Chegou o vendedor, me cumprimentou e à minha esposa. Descobrimos que o carro que estávamos dentro já havia sido vendido, mas não retirado do showroom, nem, ao menos, trancado para evitar que curiosos como nós fiquemos futricando num carro que já tem dono... E então parti para o ataque.

Eu: "Me convença a levar o Sonata ao invés do Volvo S60 que eu fecho com você. A família crescreu e preciso sair do meu Volvo C30 para um Sedã grande."

Vendedor:  gaguejando...

Eu: "Ok! Me diga então o que o Sonata tem de melhor que o S60." ... silêncio, continuei:  "O motor é pior..."

Vendedor: "Pior como?" , perguntou ele, "O Sonata é um 2.4..."

Eu: "Cara, é pior. É maior e anda menos e consome mais!"

Vendedor: "Ah! Mas a aparência conta muito..."

Eu: "Realmente, o Sonata é lindo! Mas quero um motivo racional para levar o Sonata e não o S60"

Vendedor: (pensativo, silêncio)

Eu: "Ninguém leva o Sonata pela razão, é pura emoção!"

Vendedor: "É mesmo!"

Pronto, com meu objetivo alcançado fiquei papeando com o Vendedor. Elogiando o maravilhoso Hyundai Azera, que é melhor EM TUDO que o Sonata e custa R$ 35.000 à menos... e conjecturando por quanto será que chegará o Azera novo (que é tão lindo quanto o Sonata, ou mais, e é MUITO MAIS CARRO!). Talvez uns R$ 120 mil, R$ 130 mil, mas aí ele vai competir com Audi A4, o que, certamente, não será possível RACIONALMENTE falando... Falamos do lindo Veloster (minha mulher está apaixonada pelo 3 portas da Hyundai)... Então, ao me despedir, dei minha cartada final:

Eu: "Me deixa seu cartão. Quando o Sonata chegar aos R$ 90.000 eu venho conversar contigo!"

Vendedor: (super-excitado) "Por R$ 90.000 você fecha?"

Eu: silência, gaguejando... finalmente disse: "Quando chegar a R$ 90.000 na tabela eu venho aqui chorar preço com você."

Ou seja, atingi mais do que meu objetivo. Provei que a Hyundai não só está fazendo joguetes com o consumidor Brasileiro, mas tanbém que ela está abusando completamente da nossa confiança. É até desrespeito. Imagina o que o cara que comprara aquele mesmo Sonata por R$ 108.000 diria se ouvisse o vendedor fechando o mesmo carro por R$ 90.000? São R$ 18.000 de desconto. É claro que mesmo por R$ 90.000 eles estão levando um lucro exorbitante. Todo lucro na venda de veículos no Brasil é exorbitando (não é culpa dos impostos, são as montadoras que colocam suas margens aqui em valores estratosféricos). O que explica, então, o valor de R$ 108.000 informado?

GANÂNCIA e DESRESPEITO.

Eles não tem qualquer preocupação com o que o comprador do Sonata de hoje, incauto que é, vai pensar amanhã quando os preços do carro chegarem ao seu nível de incompetência (isso mesmo, um produto não pode ser vendido acima de sua "capacidade", do preço da concorrência, exceto quando é da Apple, claro!) O preço do Sonata não poderia passar dos R$ 85.000. O que alguém que pagou até mesmo R$ 100.000 no Sonata vai pensar?

"Sou um otário", de cara, mas logo depois: "Hyundai NUNCA MAIS".

Será um tiro no próprio pé? Bom, se o consumidor Brasileiro for esperto tanto quanto o é o eleitor Tupiniquim já sabemos que não fará a menor diferença...

4 comentários:

JORGE FRAGA disse...

Realmente , sobre o preço do Hyundai Sonata, e o preço de um Volvo, eu concordo que o volvo sempre deixe sobras acima, mas quanto ao valor comercial dos veiculos em discursão, nem se discute...tente levar o Volvo numa concessionaria para troca, que vc vai entender o que é frustação, quanto a desvalorização no Hyundai e aceitação, realmente nem vai se falar. eu comercialmente, não procuro entender os motivos , mas sim os meios , aos que lideram e fazem valer suas opiniões, e Volvo amigo nem lidera, nem a marca faz valer o real valor do seu produto. JORGE FRAGA.

Anônimo disse...

Concordo em parte com seus comentários. Moro no Rio e chequei todas as concessionárias. A maioria cobrava 106 mil, a CIA motors tinha o carro por 99 mil mas todos os concorrentes me garantiram que ela estava sendo vendida para a CAOA e o carro era 2010/2011. Acabei indo a SP e comprando na CAOA por 92.000. Vi o S60 e achei apertado e com muito poucos opcionais (o modelo de entrada). Os bancos manuais obrigaram a colocação do extintor de incendio no meio dos pés do carona. Racionalmente não vejo diferença em 0-100 em 7 segundos ou 10.1 (A Hyundai diz que são 9.5) e também o consumo que tenho é pior na cidade e melhor na estrada. Concordo que a CAOA fere a nossa inteligencia com a politica de preços que pratica porém estou super satisfeito com o carro. Mauricio

R19480 disse...

Passei estas duas últimas semanas na maratona de escolher um novo carro para mim. Vendi meu Honda Civic 2007/2008 por 42,5 mil. Olhei e fiz teste drive no Cruze, Elantra, Cerato, Lancer GT e Sonata. Olhei também as Crossover IX35, XC 60, Sportage e ontem fui no cocktel de lançamento da CRV 2012. Tudo muito caro. O novo Civic não me agradou em preço e design. O Lancer é muito bom, mas não achei interessante o design e fique com medo de ser um casamento para sempre. O Elantra com freios a tambor na trazeira me decepcionou. As SUVs muito caras completas e sem importantes itens nas versōes de entrada. A melhor opção é o Sonata. Consegui o Top por 95 mil na Caoa levando de "cortesia" o acionamento de vidros retrovisor e de teto, isulfilm, porcas trava para as rodas, peito de aço e tapetes bandeja. Vou ter que mais que dobrar o capital em um carro, mas é o que está valendo a pena no mercado. Fechei negócio. Pego o carro na sexta ou sábado.

JC disse...

Avaliação perfeita. Qualidade só se descobre com o tempo.