14 setembro 2010

NUNCA compre DELL no varejo (Ponto Frio, Fast Shop, etc.)

A DELL é uma empresa ONLINE. Ela não presta para vendas no varejo! Normalmente o mesmo preço do site é o praticado nas lojas, quando não, via de regra, é mais barato no site (além deste permitir o parcelamento em 12x sem juros). Claro, você não consegue ver o notebook ao vivo, mas...

E isto não é tudo. Fui ludibriado a comprar um Notebook Inspiron com Intel Core i5 430M numa loja (Ponto Frio), depois de verificar que seu preço, tanto online, quanto "ao vivo", era idêntico (exatamente a mesma configuração).

Uma das coisas que me levou a comprar Dell foi a fantástica garantia à domicílio que é oferecida para todos os produtos Dell. Aqui no trabalho temos Notebooks da linha Vostro, todos com esta garantia contratada, e só tivemos ótimas experiências com a mesma. Contudo, na compra no varejo esta garantia não está incluída no preço do produto.

Quando se faz a compra pelo site, pode-se optar por esta garantia à domicílio pelo valor de R$ 92,00 (em média, varia de acordo com o produto). Como no site da Dell está claro e evidente que esta modalidade de garantia pode ser contratada pós-venda, não pensei duas vezes e comprei o notebook no Ponto Frio anteontem, e hoje liguei para a DELL para contratar a garantia à domicílio (telefone 0800 970 3366 + opção 2). Fui muito bem atendido por uma moça com sotaque sulista que, antes de me informar o preço da garantia tentou incluir na venda outro produto me informando ser muito barato a contratação da Proteção contra Danos Imprevistos - CompleteCare em adição da garantia à domicílio. Achei estranho porque este Complete Care é, sozinho, mais caro que a garantia à domicílio na compra online (R$ 128,00 contra R$ 92,00). Veio então a surpresa:

A garantia adquirida no pós-venda custa módicos R$ 450,00 por 1 ano

Achei até que havia ouvido errado. A atendente justificou o preço dizendo que na compra online você pode realmente configurar seu produto, mas que na compra na loja já é um preço fechado. Se conseguirem me explicar a lógica da diferença absurda de preço na contratação de um mesmo serviço durante a venda do produto e no pós-venda, eu ficaria agradecido.

Na verdade, eu mesmo posso oferecer minha explicação: desrespeito ao consumidor e ao próprio código do consumidor Brasileiro. Por ser uma empresa Norte-Americana, a DELL está mais acostumada às inúmeras práticas bem pouco éticas que são consideradas normais nos EUA.

O preço da garantia à domicílio na hora da compra é barato simplesmente para encher os olhos do comprador que ainda não tem um DELL. Como se trata de um cliente potencial, vale tudo para convencê-lo a comprar seu produto DELL. Agora, quando se trata de alguém que já confiou na empresa e já adquiriu seu produto, este cliente não precisa mais de fidelização, e a empresa, na verdade, quer até mesmo evitar ao máximo que ele consiga a garantia à domicílio, a vendendo com esta exorbitante diferença de preço.

Existe também a questão legal: a venda casada, crime no Brasil, também é configurada quando o preço para compra individual de um produto, que era oferecido por outro (ou de graça) na venda casada, é tal que destoe em demasia do preço original "casado", ou que inviabilize sua compra individualmente.

Entrarei novamente em contato com a DELL informando do inteiro teor desta minha mensagem e publicarei sua resposta, caso haja. Enquanto isso diga nos comentários o que você acha deste tipo de prática feito por uma empresa do porte da DELL. Qual a sua opinião?

2 comentários:

arianni disse...

ola eu me chamo arianni e tambem estou indignada com a DELL e principalmente com o ponto frio pos comprei 2 inspiron 14 3437 que a loja vende sem o touchscreem mas no site da dell dis que funçao e do modelo de meu aparelho e que se eu tivesse comprado no site viria com a opçao de escolha mas como comprei no varejo a loja e quem disponibiliza

Vinicius Abolis disse...

Olá,
Qual foi a conclusao desse caso?