É bem fácil descobrir os carros que estão muito acima do seu preço. Normalmente eles chegaram no mercado com preço bem mais baixo, e tiveram reajustes injustificados, depois que "caíram no gosto do povo, em suas "versões" mais novas (muitas vezes até pioradas em relação aos originais, com menos acessórios, motorização, às vezes até sem o câmbio mais moderno que tinham, como no caso do Honda Fit que perdeu o fantástico câmbio CVT, trocado por um automático muito ruim)
Mas como eu descubro estes carros? Simples, é só usar a tabela FIPE direitinho. Lá no site de consulta dos preços de veículos pela FIPE, bem no topo do formulário tem um campo chamado "Tabela de Referência". Você pode escolher o ano/mês da tabela a ser consultada, e voltar até, por exemplo, Janeiro de 2001.
E foi exatamente isto que que fiz, só para matar minha curiosidade. Vejam alguns resultados abaixo (mas levem em consideração que os preços atuais, de 2012, estão já com o IPI reduzido, ou seja, são preços com o alívio deste imposto pelo governo, provavelmente para estas empresas conseguirem vender e manter seus lucros absurdos... pode adicionar uns 5% ao preço dos carros em 2012 para ver seu preço "real"):
Gol Power 1.6 4P
- Janeiro de 2002: R$ 24.998,00
- Julho de 2012: R$ 37.598,00
Honda Fit Ex Automático
- Junho de 2005: R$ 53.019,00
- Julho de 2012: R$ 61.148,00
Honda Fit Lx Manual
- Junho de 2005: R$ 41.615,00
- Julho de 2012: R$ 51.848,00
Palio ELX Fire / Fire Flex 4P 1.0
- Março de 2004: R$ 25.072,00
- Julho de 2012: R$ 28.520,00
Algum se salva?
Alguns carros sofreram o contrário, tiveram seus preços reduzidos (novamente leve em consideração a isenção de IPI em prática hoje). Outros sofreram aumentos bem menores, e melhoraram significativamente. Vejam alguns exemplos interessantes:
Honda Civic LXS Mecânico
- Março de 2007: R$ 69.012,00
- Julho de 2012: R$ 64.565,00
BWM 320iA
- Março de 2002: R$ 101.199,00
- Julho de 2012: R$ 126.869,00
Conclusão
Portanto, antes de comprar seu próximo carro, dê uma olhadela na FIPE de tempos atrás para ver se seu carro não é mais um desses que veio como "modelo novo" e simplesmente, sem justificativa, "subiu" de categoria (veja o "New Fiesta": lá fora é vendido pelo mesmo preço do Fiesta Antigo, mas aqui passou a custar preço de carro premium!)
Outra forma muito interessante de comparação é o índice Lucro Brasil que estou me preparando para publicar: indexarei o preço do carro na sua origem (EUA, EU, Japão, etc.) relacionando-o com os concorrentes diretos de lá, para podermos saber se não estamos comprando aqui carro de entrada como se fosse top (Corolla, Veloster, Cadenza, novo Azera, etc.) Muitos carros são vendidos aqui como se fossem premium enquanto não o são e deveriam custar bem menos ante seus similares. Espero conseguir capturar isto com o Índice Lucro Brasil. Mas isto é para um próximo artigo...
2 comentários:
Amigo, sem querer tomar partido de nenhuma montadora (até porque eu concordo com a sua análise, de forma geral), acho que a inflação deveria ser levada em conta nessa comparação de preços, assim como você o fez para argumentar a favor do BWM 320iA.
Por exemplo, no caso do Gol, a comparação mostra um aumento de 50% em 10 anos! E quanto foi a inflação nesse período? Descontando a inflação em cada um dos casos (e reavaliando o desconto do IPI, como você bem lembrou), teríamos uma ideia mais nítida da real evolução dos preços.
[]s!
A questão é que no mundo inteiro todos os carros baixam de preço à cada nova geração. No Brasil só há aumentos. E é muito complicado usar índices de inflação para mensurar o aumento real do preço dos carros, por vários motivos, um dos quais é o fato da "inflação" que atinge as montadoras ser completamente distinta da que atinge o assalariado, pesando mais valor do dólar (que muito caiu), aço, etc. O que poderíamos fazer é usar o aumento do poder aquisitivo para fazer uma análise justa se os carros estão mais "distantes" do Brasileiro hoje do que "ontem".
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