25 maio 2013

BRT / Transoeste: Caos, transtornos e mortes patrocinados pelo Governo do Rio de Janeiro

OBS.: Este texto foi escrito 1 mês antes da BRT entrar em operação! Esqueci de promovê-lo de "rascunho" para publicado! Hoje, depois de várias mortes de pedestres e acidentes graves, ficou confirmado tudo que previ! E, para piorar, os ônibus da própria BRT andam superlotados, seus usuários ODEIAM o serviço, etc.

Uma das coisas que eu mais gostaria de fazer no momento era ver a cara do energúmeno que idealizou e projetou esta atrocidade chamada Transoeste (ou BRT). Eu queria mesmo ver a cara do sujeito, ver se a aparência deste ser (que não pode ser humano) mostra toda a extensão de sua burrice extrema. É tanta estupidez que fica até difícil criticar esta obra. Vou começar com uma singela imagem dos transtornos que já está causando antes mesmo de entrar em funcionamento:

Via Pluvial Expressa em 02 de Maio de 2012 (Execução: Prefeitura do Rio de Janeiro, Patrocício: você, eu e o resto dos otários moradores da Cidade Maravilhosa)
Não existe justificativa para este alagamento causado única e exclusivamente por falhas na execução das obras da BRT, que afetaram o escoamento da água pluvial e nos presentearam com um problema nunca antes visto na região.

Mas isto é só a cereja (podre) em cima do sorvete. Qualquer pessoa, por menos inteligente que seja, é capaz de ver que esta obra é uma tragédia anunciada. Para quem não está a par desta obra entender melhor o porquê, vamos começar analisando o problema a que veio resolver:

Todos sabemos que o trânsito no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca está se tornando caótico. Nos momentos de rush leva-se aproximadamente 1 hora e 30 minutos desde o Shopping Recreio até o início da Barra, na Ponte da Joatinga (Elevado do Joá), um percurso de 20 km que, com algum trânsito, não poderia tomar mais do que 30 minutos. Sabemos também que o percurso afeta tanto o precário transporte público da região, quanto o transporte particular, de carros e ônibus fretados de condomínios. E, para finalizar, o estado das pistas da região é parecido com o solo lunar de tantas crateras e buracos e obstáculos interpostos no caminho de nossos veículos.

A população do Recreio e da Barra está desesperada pela melhora do trânsito, com maior fluidez, menos congestionamentos e opções de rotas alternativas, e também melhora significativa do transporte público, com ônibus confortáveis (climatizados, novos, seguros e higienizados), vias expressas, menos tempo de espera, itinerários inteligentes que atendam às necessidades dos usuários locais (tanto moradores, quanto trabalhadores das cercanias) e não aos interesses e lucros da iniciativa privada, e, sobretudo a constante manutenção das pistas da região, que estão ao Deus dará (para vocês terem uma ideia sempre critiquei os metidos à besta que compravam picapes, SUVs e Land Rovers da vida para andarem na cidade: hoje estou vendendo meu carro para comprar uma SUV, pois não aguento mais ver, impotente, a suspensão do meu automóvel sendo destruída diariamente e ter que alinhá-lo de 4 em 4 meses: na Barra fazemos off-road urbano, nova modalidade esportiva patrocinada pela Prefeitura do Rio).

Qual foi a "solução" dada pela Prefeitura do Rio?
  1. Transformou a via mais interna da pista central da Avenida das Américas, principal via da região, em via exclusiva para o transporte público. 
  2. Criou pontos de ônibus faraônicos no canteiro central desta mesma avenida, recuados para parada dos ônibus da via "expressa" sem obstrução da mesma
Pronto, estas foram as "soluções" dadas pela Prefeitura do Rio para os problemas do trânsito no Recreio e na Barra.

Só uma nota antes de continuar: Prefeito, trasporte de massa NÃO É ÔNIBUS!

É óbvio que estas medidas são insuficientes para resolver o problema, mas poderiam até amenizá-lo se tivessem sido projetadas e realizadas com um mínimo de competência e inteligência. Como o foram, ao invés de melhorar, irão piorar imensamente o que já é insuportável. Por que? Vamos ver se destrinchamos o problema...

Fechamento da pista exclusiva com mureta

A pista exclusiva foi fechada ao trânsito normal com a criação de um murinho de uns 30 cm de altura colocado onde deveria ficar uma faixa informando a exclusividade da via. Quais os problemas desta "solução":
  1. Risco de capotamento: diferentemente do que ocorre com o meio-fio, não existe um espaço de segurança entre esta mureta e a pista de rodagem. Qualquer desvio de direção, por menor que seja, até mesmo para evitar algum obstáculo na pista (buracos, animais, etc.), ou uma simples derrapada (que de outra forma não seria nem perigosa) irão causar o impacto da roda de tração do veículo, em alta velocidade (a velocidade da via não foi reduzida e continua em 80 km/h), com esta mureta, ocasionando, com grande probabilidade, um capotamento e, consequentemente, uma tragédia. Tenho certeza absoluta que iremos presenciar (senão protagonizar) cenas de terror patrocinadas pela nossa Prefeitura nos jornais logo, logo. 
  2. Falta de flexibilidade: ao fechar fisicamente a pista exclusiva a mesma estará fechada ao trânsito convencional independente de horário ou excepcionalidade. Assim o trânsito será (muito) afetado negativamente de madrugada, nos finais de semana (o lazer da praia na região virará o maior dos transtornos imagináveis!) e em todos os horários em que o transporte público não é realmente prioritário. Em casos extraordinários, como acidentes, alagamentos, ou eventos internacionais não haverá possibilidade de usar a terceira pista.
  3. Dificuldade de Resgate: Se algum ônibus parar por defeito (comum em nossa frota precária), ou acidente, o resgate para reboque do mesmo será muito dificultado pela existência da mureta e todo o transporte na via expressa terá que parar, ou passar por cima do mureta (se conseguir) e usar as pistas exclusivas de veículos particulares, tornando o que seria um simples transtorno momentâneo em um grave problema.
Estreitamente das pistas para o uso por automóveis

Como se pode esperar que o trânsito melhore REDUZINDO-se a quantidade de pistas disponíveis? Se 3 pistas não eram suficientes, como esperar que 2 apenas amenizem o problema?

É óbvio que a melhora do trânsito nas grandes cidades passa pela melhora e incentivo ao uso do transporte público. Incentivo ao uso não significa tornar insuportável as demais alternativas, mas sim tornar o transporte público mais atraente.

E quais seriam as alternativas para realmente resolver o problema?

Obviamente deveria ter sido criado, com consulta a urbanistas e ambientalistas, um trem/bonde elevado. Contudo, segundo me informaram, o custo desta obra seria proibitivo... O que é difícil de engolir vendo o gasto que tiveram com a Cidade da Música, que é completamente inútil para toda a sociedade. Mas vamos então assumir como verdadeira esta premissa e tentar chegar em uma solução alternativa nos mesmos moldes da atual.

Primeiro, a Av. das Américas é uma via expressa, e via expressa NÃO PODE TER SINAL DE TRÂNSITO, nem travessia de pedestre, nem carros cortando a pista! Qualquer solução teria que, obrigatoriamente passar pela remoção de todos os sinais.

O canteiro do meio não é nenhum primor de paisagismo, muito menos um reduto ecológico, na verdade é onde se escondem os meliantes que assaltam os motoristas à noite, justamente nos sinais que nunca deveriam existir nesta via expressa.

Para eliminar os sinais bastaria criar diversos retornos subterrâneos, semelhantes à passagem que já existe em frente ao Novo Leblon, mas tanto para carros quanto pedestres. Estes seriam apenas acessíveis pelas pistas laterais que teriam que ter sua velocidade de rodagem reduzida para permitir o acesso seguro pelos retornos e vias afluentes sem necessidade de sinais, apenas de recuos.

Poderíamos manter o "design" da prefeitura para a pista de BRT, mas não reduzir uma pista, e sim usar o canteiro central. Poderíamos transplantar todas as árvores daí para os retornos subterrâneos e laterias das pistas, muito mais bonito. Aumentaríamos para 100km/h a velocidade nas 3 pistas centrais, e diminuiríamos para 50km/h nas laterais.

Tenho plena certeza que acabariam, de uma só vez, todos os engarrafamentos até pelo menos 2020... Exceto, é claro, pelo problema da rotatória da Alvorada, que é um caso à parte (mas que poderia ser facilmente resolvido se tivessem feito tuneis subterrâneos não onde colocaram hoje, uma atrocidade, mas sim para passar para a Av. Ayrton Senna sem ter que cruzar qualquer parte da Av. das Américas...)

Parabéns Governo, por gastar dinheiro, não resolver nada, atrapalhar ainda a população, e mesmo assim se manter no poder. Vocês são fantásticos!

Desenvolvedor viajante do tempo...

Estava viajando aqui na frente do computador, pensando como eu seria o MESTRE aa programação se voltasse para a década de 80 com o que sei hoje, como poderia revolucionar a programação da época, e bla e ble, e bli... Aí me dei conta que não sobreviveria à falta do Intellisense.

05 maio 2013

Novo Fusion: QUE CARRO! Antiga Ford: QUE DECEPÇÃO!

Fui ontem adquirir um Ford Fusion 2.0 Titanium depois de analisar a concorrência e observar os preços alardeados em praticamente todos os meios de comunicação (imprensa, TV, etc.). Me dirigi à Ford da Barra da Tijuca e fui muito "estranhamente" atendido. À começar pelos preços. Vejam o preço da FORD montado hoje:


"Aqui está seu novo carro.

Depois de fazer suas escolhas este é o resultado que você estava esperando: seu carro pronto, com os itens que você mais gosta. Viu só como foi fácil e rápido?

Novo Fusion - 2013
TITANIUM EcoBoost 2.0L Gasolina - Cód. UNA3 - Branco Siberia
por R$ 102.990,00   

 OPCIONAIS
 8 air bags, Advance Trac®, A/C digital, Assistente de partida em rampa, Freio de estacionamento elétrico, MyKey, Rodas 18, Sync Media System, MyFord Touch, GPS, Câmera de ré, Acesso inteligente e partida sem chave."

Segundo o vendedor da FORD o preço deste carro é R$ 126.000. Ou seja: ele quer ganhar em cima do valor sugerido R$ 23.000 e sua justificativa:

"Ah! Alguém tem que pagar pelo ar condicionado e aluguel da loja."

Me digam se isto representa a qualidade do atendimento FORD? E isto no pré-venda! Imagina se você precisar da FORD no pós-venda, depois que eles já ganharam seu dinheiro... Dá para confiar?

O MONTE O SEU CARRO existe então apenas para iludir o cliente à ir em uma concessionária? E olha que o frete "já está incluso" no valor de R$ 102.900 (para SP, tudo bem... que aumentasse R$ 1.000 para o RJ).

O pior é que o vendedor ainda foi me dizer que o Ford Fusion 2.5 Flex, o mais barato, que está por R$ 92.000 no site, lá saía por R$ 102.900!!! Como assim? O de entrada, 2.5, com motor de camionete adaptado, sai pelo preço do 2.0 turbo super-moderno "na loja"?

Mas não parou aí, como minha esposa está querendo pegar um carro do tamanho de Peugeot 208, Novo C3, etc. uma vez que eles evoluíram em conforto suficientemente para aceitarmos um carro desta categoria em casa, ela foi ver o New Fiesta Hatch (carro que foi lançado há 1 ano e pouco e já mudou! Tadinho que quem comprou o anterior... micou!). Também estávamos sabendo os preços do comparativo que saiu na revista 4Rodas, onde ele se saiu melhor que o Peugeot 208 (com teto panorâmico e tudo) porque tem versões mais baratas, uma automática (a única que nos interessa) a SE por R$ 48.900... SURPRESA: Tem para pronta entrega, por módicos R$ 53.000...

Novamente o vendedor disse que o preço do MONTE O SEU CARRO é apenas uma ilusão.

Na minha humilde opinião veicular um preço nos meios de comunicação e no MONTE O SEU CARRO no site e depois praticar outro preço abusivamente diferente configura propaganda enganosa e é um grande desrespeito ao consumidor.

Já estávamos esperando a resposta da FORD, nossa amada montadora, frente ao avanço Coreano. O Novo Ford Fusion coloca estes carros Coreanos no chinelo, mas esperávamos outro comportamento da FORD para com o povo Brasileiro. Uma empresa defendida pelo governo, agraciada com protecionismos até (impostos de importados altíssimos, vantagens para importar do México, etc.), uma empresa assim deveria dar algo de volta ao povo Brasileiro: no mínimo respeito.

Saí da concessionária me sentindo ultrajado e tendo feito papel de otário. Obviamente não comprei nem um (Fusion), nem outro (New Fiesta). O carro da minha esposa será o Peugeot 208 com belíssimo teto panorâmico (além de mais bonito que o da FORD). E o meu ficará esperando a definição do mercado: nada de coreano, mas os alemães estão em um preço muito bom (BMW 318i/320i, Mercedes 180CGi, Audi A4... pelo preço de "R$ 126.000 do Fusion", estes são muito mais tentadores).

Infelizmente, FORD, você tem um carraço nas mãos, mas está deixando sua rede lhe passar uma rasteira daquelas. Lamentável.