17 setembro 2012

Jetta TSi: Melhor carro do Brasil, ou mais um roubo?

O Jetta TSi é disparado o melhor carro, mecanicamente falando, abaixo dos R$ 100.000 em nosso mercado. Depois que o Azera com bom custo-benefício saiu de linha e entrou este à preço insano então, o Jetta TSi reina sozinho como o único carro com 200 cavalos, ou mais, abaixo dos R$ 90.000. Na verdade acho que é o único carro turbo abaixo deste preço que temos!

Ele é, indiscutivelmente, o mais prazeroso carro para se guiar nesta faixa de preço até R$ 100.000. Tem gente que quis colocar o Peugeot 408 turbo, com seu motor de 165 cavalos, no mesmo patamar. Muita gente dizendo que apenas 1s na aceleração 0-100km não faz diferença, bla, bla e bla. Gente que não sabe nada de carro ou não é tão exigente com a confiabilidade e resistência do seu carro (o Peugeot vem da Argentina, onde é mal montado como todo Peugeot e não atura nossas ruas, e o Jetta do México, da melhor fábrica da Volkswagen no mundo, a mesma que abastece os EUA). O Peugeot é mais confortável e bonito por dentro, tem aparência de carro da nova geração. O Jetta é sóbrio como os alemães em geral. Por baixo do capô o Jetta sobra em cima do Peugeot...

Mas e o preço? Será que é mais um caso de distorção louco do nosso mercado? Seu amigo aqui pesquisou o equivalente dele nos EUA, comparou novamente com o Focus (já já este "índice Focus" será substituído por um índice mais completo, com uma gama de carros Europeus, Japoneses e Norte Americanos, que também são vendidos aqui, para compor uma realidade mais verídica :-) e chegou à conclusão que o Jetta TSi aqui sai com 12% de "ágio" pelo índice que venho usando nos últimos posts. Contudo, este mesmo rapaz que vos fala chegou a conclusão que o Focus, por estar prestes a sair de linha pelo modelo novo, está com preço abaixo do mercado. Então, ele resolveu mudar a comparação para usar o Focus Titanium, o top aqui, e com base na tabela da Fipe do início do ano, onde o carro estava valendo R$ 70.000. O Resultado pode ser visto lado a lado abaixo (para comparação, meti aí também o Jetta Confortline, um carro que na minha opinião não vale o seu preço dada a concorrência muito melhor... mas será que é verdade?):


Jetta TSi 2.0 (200 cavalos)
pelo índice antigo
Quanto custa: R$ 84.000,00
Quanto deveria custar: R$ 74.000,00*
Lucro Brasil: R$ 10.000,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Jetta GLI 2.0T automático: U$ 25.500,00 (EUA)**
21,5% mais caro que o Focus nos EUA

** com todos os opcionais de série do Brasileiro.


Jetta TSi 2.0 (200 cavalos)
pelo índice novo
Quanto custa: R$ 84.000,00
Quanto deveria custar: R$ 85.050,00*
Lucro Brasil: (R$ 1.050,00)

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA)
Ford Focus Titanium AT: R$ 70.000 (BRA)

Jetta GLI 2.0T automático: U$ 25.500,00 (EUA)**
21,5% mais caro que o Focus nos EUA

** com todos os opcionais de série do Brasileiro.


Jetta Conforline
pelo índice novo
Quanto custa: R$ 62.300,00
Quanto deveria custar: R$ 57.000,00*
Lucro Brasil: R$ 5.300,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA)
Ford Focus Titanium AT: R$ 70.000 (BRA)

Jetta S: U$ 17.000,00 (EUA)
26% mais barato que o Focus nos EUA






Resumindo: Além do Jetta TSi valer muito a pena, ele ainda me ajudou a definir melhor o índice que estava usando. Vou atualizar os demais artigos para levar em conta o preço mais "justo" (que é um absurdo) do Focus equivalente ao norte-americano aqui no Brasil (claro, com a real chegada do novo focus em Janeiro, este índice será, finalmente, levado à "perfeição")...

Além disso dá para ver que o Jetta de entrada já não vale tanto quanto custa! Ele tem um ágio de 8,5% enquanto que o TSi é vendido aqui relativamente "mais barato" que nos EUA.

Portanto, se for de Jetta, vá de TSi, senão for de TSi, não vá de Jetta, olhe pro Fluence, 408 e demais sedãs da categoria...

16 setembro 2012

E o meu Volvo? Será que fui um dos bobos?

Como alguns já sabem, eu tive um Volvo C30. Não era o R-Design, era o 2.4 com 170cv. Hoje só existe o 2.0 (porcaria) e o T5 R-Design (230cv, fabuloso!). O grande problema é que com o aumento do IPI a Volvo subiu em mais de R$ 18.000 o preço do R-Design, que beirava os R$ 120.000. Logo não vai dar se o carro que eu tinha estava dentro dos carros para bobos, mas dá para ter uma ideia (claro, eu, mesmo se tiver comprado um carro de bobo, não sou bobo não, porque comprei usado... quem perdeu R$ 40.000 em 2 anos foi o dono original!). Vamos ver se a Volvo vende gato por lebre aqui no Brasil também:

Volvo C30 T5 R-Design
Quanto custa: R$ 138.600,00
Quanto deveria custar: R$ 103.200,00*
Lucro Brasil: R$ 35.400,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Volvo C30 T5 R-Design: U$ 35.500,00 (EUA)**
61% mais caro que o Focus nos EUA

** com todos os opcionais de série do Brasileiro.


Isto mostra que a Volvo vende o C30 aqui por módicos 25% à mais do que deveria. Não chega a ser os 41% que a Mini ganha de bobeira no Cooper S, nem os 39% que a Hyundai mete no bolso sem justificativa com o Veloster, mas ainda é uma puta sacanagem. Existe apenas uma única desculpa para a Volvo: seu volume de vendas é muito pequeno e fica difícil competir no preço com as demais.

Pensando melhor, não, não é desculpa!

15 setembro 2012

E os carros japoneses? Estão na média do Lucro Brasil?

Em meus últimos artigos demonstrei que muitos carros (os Coreanos e os "carros estilo") são vendidos no Brasil muito acima de suas categorias reais. Todo carro no Brasil é caríssimo, mas estes, em específico, exageram, fogem da norma/desvio padrão. Para chegar nesta conclusão, comparei o preço do Focus automático lá dos EUA com o nosso e o usei como base de comparação. Os preços absurdos dos carros ficam ainda mais aviltantes quando vemos que há um bando de empresas vendendo gato por lebre para o ingênuo consumidor nacional. Mas e os Japoneses?

Bom, a Honda e a Toyota são, sem sombra de dúvidas, as melhores marcas de carro vendido no Brasil. Quem nunca teve, não pode opinar. É só precisar do pós-venda para ver a diferença absurda em ser atendido numa Toyota do que numa Volkswagen, Peugeot, Ford e cia. Além dos carros não quebrarem (salvo raras exceções) as concessionários não tentam te passar a perna em primeiro lugar, para depois resolver seu problema.

É claro, eles sabem disso, sabem do prestígio e da confiança que conquistaram... mas será que cobram muito por isto? Vamos ver:



Honda Civic LXS AT
Quanto custa: R$ 66.000,00
Quanto deveria custar: R$ 62.220,00*
Lucro Brasil: R$ 3.780,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Honda Civic LX AT: U$ 21.500 (EUA)**
2% mais caro que o Focus nos EUA

** c/ roda de liga, farol de neblina e demais adicionais da versão Brasileira.

Honda Fit EX MT
Quanto custa: R$ 57.500,00
Quanto deveria custar: R$ 53.800,00*
Lucro Brasil: R$ 3.700,00
* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Honda Fit 1.5 MT: U$ 18.500 (EUA) **
12% mais barato que o Focus nos EUA

** c/ roda de liga, farol de neblina e demais adicionais da versão Brasileira.

Honda CRV LX AT
Quanto custa: R$ 86.915,00
Quanto deveria custar: R$ 69.540,00*
Lucro Brasil: R$ 17.375,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Honda CRV 2.4: U$ 24.000 (EUA) **
14% mais caro que o Focus nos EUA

** Nos EUA a CRV é vendida com motor 2.4 não esta porcaria de lerdeza do motor 2.0 que faz o carro andar menos que 1.0


Fica claro que a Honda não cobra muito mais pelos seus carros dos segmentos que sofrem muita concorrência (sedãs), ou que não estão tanto na moda (Fit). Honda Civic é um pouco mais caro do que deveria ser. Exatamente 5,7% mais. Se o Focus novo chegar (que dá banho em qualquer Civic) pelo mesmo preço deste, vai equalizar o mercado nosso com o dos EUA. Se chegar mais barato, não pense em um Civic, compre um Focus que é muito melhor. Hoje em dia arrisco dizer que a Honda é uma boa escolha, principalmente o Civic. O Fit não sai tão mais caro, mas percentualmente (6,4%) a Honda mete mais a mão nele do que no Civic.

Já no segmento da moda, nos SUV, a Honda mete é o pé na jaca mesmo! Não mantém nem mesmo o padrão dentro dos carros da própria marca. Se o Civic custa lá U$ 21.500 e a CRV de lá U$ 24.000 (sendo MUITO superior a nossa), a diferença é 14%. Não precisa ser matemático para aplicar este percentual ao preço do Civic "tupiniquim" para descobrirmos que a CRV deveria custar, no máximo R$ 75.400,00, e isto não para ficar barata, mas apenas para manter a mesma relação de preço que tem com o Civic nos EUA (e no resto do mundo). A Honda te cobra 20% a mais na CRV do que deveria, ou seria sensato!


NÃO COMPRE CRV!!!

14 setembro 2012

Catastrofistas dos dias de hoje

Uma parte do maior rio da Ásia — o Yangtze — apareceu vermelha como suco de tomate e ninguém sabe explicar o motivo. Os Catastrofistas dos Dias de Hoje já começam dizendo que aí estão os sinais das chagas que prenunciam a volta de Cristo, etc.
Quem acha que o mundo está piorando deveria voltar no tempo uns 60, ou 100 anos, quando TODOS os maridos traíam suas mulheres em bordéis, e estas sabiam e nada faziam, porque não tinham direitos (só no papel). Crime de honra era aceito pela justiça (se a mulher traiu, pode ser morta pelo marido, que não ia preso: legítima defesa da honra...). As guerras eram muito mais numerosas. O percentual de pessoas na miséria infinitamente superior. Propagandas de cigarro, com criancinhas fumando, passavam na TV. Não havia um mínimo de consciência ecológica (que foi o que nos levou aos desastres de hoje e a situação caótica de nosso planeta). Não havia preocupação com crueldade contra os animais. E por aí vai...

Só mesmo os alarmistas, catastrofistas de plantão, acham que o mundo está caminhando para a perdição. Isto só porque não é mais admissível impor sobre outras pessoas conceitos morais baseados em meros dogmas e as liberdades individuais estão cada vez maiores...

Liberdade individual é um perigo para toda religião, ergo a pregação dos catastrofistas. E tenho dito! * (Título inspirado na música do BR: Modern Day Catastrophists)

13 setembro 2012

Lucro Brasil: E os carros "estilo"

Será que só os Coreanos colocam seus carros de entrada aqui como se fossem premium?


Claro que não!!! Seria muito otimista sonhar que as demais montadoras não se aproveitariam da ingenuidade de nosso mercado consumidor...

Não sei quem fez escola, se os coreanos ou as demais, mas existem aquelas montadoras que apelam para os exibicionistas semi-inteligentes de plantão. Sabe? Aquele pessoal que consegue uma graninha e já vai torrando tudo só com imagem, e de cara pega um "carro estilo"... Vamos ver alguns exemplos (o Mini Cooper S é ASSUSTADOR, deu banho no Veloster!!!):

Mini Cooper
Quanto custa: R$ 82.594,00
Quanto deveria custar: R$ 59.170,00*
Lucro Brasil: R$ 23.424,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Mini Cooper MT: U$ 20.400 (EUA)
3% mais barato que o Focus nos EUA

Mini Cooper S
Quanto custa: R$ 127.400,00
Quanto deveria custar: R$ 75.000,00*
Lucro Brasil: R$ 52.400,00
* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Mini Cooper S: U$ 25.750 (EUA)
23% mais caro que o Focus nos EUA

Audi A3 Sportback
Quanto custa: R$ 122.000,00
Quanto deveria custar: R$ 85.400,00*
Lucro Brasil: R$ 36.600,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Audi A3 Sportback AT: U$ 29.500 (EUA)
40% mais caro que o Focus nos EUA

Lucro Brasil: Coreanos espertos passando a perna em brasileiros otários

Kia Sportage Manual
Quanto custa: R$ 87.900,00
Quanto deveria custar: R$ 57.950,00*
Lucro Brasil: R$ 29.950,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Kia Sportage MT: U$ 20.000 (EUA)
5% mais barato que o Focus nos EUA

Hyundai Veloster
Quanto custa: R$ 85.450,00
Quanto deveria custar: R$ 51.894,00*
Lucro Brasil: R$ 33.556,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Hyundai Veloster: U$ 18.225 (EUA)
16% mais barato que o Focus nos EUA

Kia Soul Manual
Quanto custa: R$ 63.900,00
Quanto deveria custar: R$ 45.540,00*
Lucro Brasil: R$ 18.360,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Kia Soul MT: U$ 15.400 (EUA)
26% mais barato que o Focus nos EUA

Kia Optima
Quanto custa: R$ 104.900,00
Quanto deveria custar: R$ 70.760,00*
Lucro Brasil: R$ 34.140,00

* Base de comparação *
Ford Focus AT: U$ 21.000 (EUA) - R$ 61.000 (BRA).

Kia Optima EX: U$ 24.500 (EUA)
16% mais caro que o Focus nos EUA

Lembram do meu post anterior sobre o Veloster, carro dos bobos? Nem tem o que lembrar, postei há menos de 2 dias atrás! Está fresco na memória, principalmente na minha... mas vamos recapitular...

Há dois grandes absurdos no preço dos carros no Brasil. O primeiro é que TODOS os nossos carros são absurdamente caros. Todos culpam o Governo e os impostos, mas nem percebem que isto é uma tática das montadoras (queridinhas do Governo), com apoio do próprio Governo,  para que o povo não se revolte contra as mesmas (muito embora o povo Brasileiro só se revolte mesmo por motivo futebolístico, ou hipócrita-moralista), pois o verdadeiro culpado é o LUCRO ABSURDO destas montadoras no Brasil. Como já foi comprovado, e não vou repetir, o lucro delas aqui é estratosférico e o grande vilão dos preços.

O segundo, talvez pior, é a tática usada por algumas montadoras em "reposicionar" seus carros de determinada categoria noutra categoria superior, confiando na infantilidade do consumidor Brasileiro, ávido por novidades à qualquer custo. E isto cola, e como cola. Estas montadoras estão vendendo gato por lebre, farinha à preço de caviar, e o povo paga, gosta, nem percebe que está sendo passado para trás e segue a vida feliz, deixando as matrizes dessas montadoras mais felizes ainda e o nosso povo mais explorado do que nunca.

É justamente este segundo absurdo que tento demonstrar aqui e no meu post anterior sobre o Veloster, um carro que já seria um absurdo se custasse R$ 52.000,00... mas que custa, na verdade, R$ 85.450,00!!! Módicos R$ 33.556,00 acima do preço que deveria custar se a Hyundai o tivesse colocado, honestamente, na mesma faixa de preço praticada para o Veloster ao redor do mundo.

Resolvi repetir o exercício com mais alguns carros coreanos...
Digressão: carros coreanos são carros que, no mundo todo, se vendem pelo ótimo custo-benefício, pois não têm imagem, nem qualidade (discutível em alguns casos) equivalente aos carros de primeira linha. Ou seja: são carros BONS e/mas BARATOS.
... e descobri que aqui no Brasil estamos realmente levando gato por lebre, pagando nestes carros "baratos" preços de carro premium. Os exemplos nesta página são só a ponta do iceberg (todos calculados seguindo a mesma fórmula usada para determinar o preço que o Veloster deveria ter)

TO BE CONTINUED... (esperem comparação de muitos mais carros em breve!!!)

10 setembro 2012

Lucro Brasil: Hyundai Veloster, o carro dos bobos

E é só dos bobos porque sou educado.... mas antes de explicar o porquê, vamos começar em como cheguei aqui.

Hyundai Veloster
Quanto custa: R$ 85.450,00
Quanto deveria custar: R$ 51.894,00*
Lucro Brasil: R$ 33.556,00

* Base de comparação: Ford Focus automático: U$ 21.000 (EUA), R$ 61.000 (Brasil). O Veloster igual ao nosso, sem teto solar, custa U$ 18.225 (EUA). Ou seja, é 15% mais barato que o Focus. Aplicando este fator ao preço do Focus nacional automático chegamos a quanto deveria custar o Veloster no Brasil para que seu preço estivesse de acordo com sua categoria de veículo (e nem cheguei ao Preço Justo, que inclui o lucro exorbitante das montadoras no Brasil, nem nos impostos absurdos que pagamos. Isto virá numa segunda versão, quando eu descobrir uma forma de calcular corretamente este lucro!)
Estou me preparando para adicionar no meu site de comparação de veículos (em construção), uma área para evitar que os incautos brasileiros comprem gato por lebre. Não basta o preço do carro no Brasil ser um absurdo, o povo brasileiro adora ser passado para trás pagando em veículos, comuns no mundo todo, preço de carro premium. Veja por exemplo os carros da Kia, que são carros da segunda linha da Hyundai, que, por sua vez, são carros de segunda linha em geral: aqui pagamos preço de premium nestes carros e desfilamos como se fôssemos da elite... não acredita? Dá uma olhada no quadro ao lado com a realidade do Veloster da Hyundai (e lembre-se que nosso Veloster aqui é MUITO PIOR que o dos EUA, que tem motor de 140 cavalos com injeção direta = mais econômico, potente e moderno que o do "nosso" que foi feito só para mercados emergentes, e tem 128 cavalos, injeção comum, consome mais e é pior em todos os aspectos)

Aparência não é tudo, na verdade nem é o principal em um carro. A qualidade de construção, do acabamento (ser bonito não quer dizer que seja bom, vejam os Peugeots, lindos por dentro, que viram uma orquestra cacofônica com pouco tempo de uso em nosso piso), dirigibilidade, potência, rendimento, segurança, confiabilidade (onde Honda e Toyota dão exemplo no Brasil), ... tudo isto vem, ou deveria vir, em primeiro lugar. Aparência, como sempre, é supérfluo, superficial, só focado por pessoas fúteis. Tem gente que prefere um Hyundai Sonata a um BMW série 3. E ainda racionaliza sua decisão baseado no belo, mas espalhafatoso design do coreano. Tudo bem se o preço fosse como o praticado no mundo todo, onde o Sonata é baratinho e o BMW caro. Aqui o Sonata é praticamente o preço do BMW. Ou seja: só louco compra.

Então, nesta área, que pretendo chamar de Lucro Brasil, tentarei expor estes absurdos que ocorrem apenas em nosso "mercado" "nacional" de "veículos" (é, tudo entre aspas mesmo). Para cada carro avaliado, irei comparar seu valor com seus concorrentes ou no mercado Norte Americano, ou no Europeu. Pegarei concorrentes que também temos em nosso mercado, e aplicarei a média da diferença dos preços lá nos valores de cá para chegarmos ao "Quanto deveria custar".

O quadro do Veloster, no topo da página, mostra o resultado deste processo utilizando o Focus automático. Lá ele já é o novo, mas o preço não mudou em relação ao antigo (o que temos em nosso mercado hoje). Este quadro pode mudar um pouco com a chegada, de verdade, do novo Focus, mas só se a Ford subir muito o preço do "nosso" Focus, o que duvido um pouco pois a concorrência (Fluence, 308, Bravo e demais não subiram seus preços em suas novas gerações que já são as atuais). De qualquer maneira, quando o carro for lançado em 2013 poderemos ajustar, com 100% de certeza, o quadro acima...

Contudo, se aplicarmos a mesma lógica usando o Fiat 500 Lounge automático, que custa U$ 18.000 (EUA) e R$ 54.000 (BR) chegamos a praticamente o mesmo valor para o Veloster (R$ 54.500).

Entenderam agora o motivo do Veloster ser o carro dos Bobos aqui no Brasil?

(Você tem um Veloster? Opa! Finja que não leu este artigo, ou comece a racionalizar justificativas pela sua compra... mas, espere um pouco, pensando melhor, como dizia Raul Seixas: sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade... com a quantidade de gente sonhando que o Veloster vale mesmo R$ 85.000 - e pagando isto por ele - você não precisa se desesperar porque o preço do carro vai continuar muito acima do que vale, e os bobos continuarão comprando, e você não vai perder tanto dinheiro mesmo tendo comprado gato por lebre...)



08 setembro 2012

Novo Citroën C3: bonitinho, mas ordinário (e MUITO caro)

Pessoal, hoje fui dar uma olhada no Citroën DS3, um ótimo esportivo, com motor BMW 1.6 de 165 cavalos, e um 0-100 pouquinho acima dos 7s. É um carro fabuloso, muito melhor que aquele lerdo do Veloster, que só é bonito (com certos exageros de vincos) mas tem motorzinho fraco para um carro de mais de R$ 80 mil que quer vender como se fosse esportivo. O DS3 da Citroën, além do design belíssimo, É um esportivo de FATO, mas este post não é sobre ele... mas sim sobre seu irmão mais calmo, o novo C3... este aqui ao lado direito... bonito, não?

Realmente, é um carro muito bonito. Saí de dentro do DS3 direto para dentro do novo C3 top de linha, automático, com ar digital. Não é tão lindo por dentro quanto o DS3, que tem acabamento superior e detalhes que o tornam mais bonito e, aparentemente, bem acabado, mas é, com certeza absoluta, um dos interiores mais interessantes do segmento. Dá um banho no Novo Fiesta, e é mais bonito que o Peugeot 308 (teoricamente carro de um patamar superior).


Mas o que mais impressiona é o arrasador teto panorâmico, lindo por dentro e por fora (na foto mostro como fica por dentro).

A impressão de dentro do carro é de amplitude total, liberdade, conforto... Andar de moto sem nenhum dos riscos inerentes...

- Posso ajudar? interrompe uma voz. A vendedora, claro.

- Estou dando uma olhada - respondo eu - queria saber dos preços do DS3 e do C3.

- O DS3 custa R$ 84.000 - já imaginava, já sabia e estava preparado. Comparando com os preços dos carros daqui, vale - O C3 custa R$ 62.000, é o top...

- Como assim? Mais de R$ 60.000 em um C3? 

- ... é o top, automático, com motor 1.6 de 122 cavalos, airbags, bla bla bla bla... - eu já não estava mais ouvindo. Já tinha saído do carro para dar uma olhada melhor nesta cara peça de mais de R$ 62.000.

Realmente é bonito, mas, olhando melhor, não tem NEM FREIO À DISCO nas 4 rodas. Dá para acreditar? Como que um carro de mais de R$ 60.000 vem com freio à tambor na traseira?

(pequena explicação: freios a tambor são mais antiquados, menos eficientes, menos seguros, e muito mais caros de se manter que freios à disco. Basta verificar que todo e qualquer carro mais potente um pouquinho tem freio à disco nas 4 rodas)

- Senhor, qual carro compete com ele na categoria? Não tem nenhum carro com este nível de equipamento e segurança - Pensei na hora: Punto T-Jet: R$ 59.000, Bravo T-JET: R$ 66.000, Corolla: R$ 64.000, Peugeot 308: R$ 50.000, Renault Fluence: R$ 59.000, Civic: R$ 66.000, ... quer dizer, não pensei nos valores exatos, mas pensei em todos estes carros e mais alguns. Nem perdi tempo replicando, pois vendedor é vendedor, de que adianta convencê-lo que seu produto não vale o preço que cobra?

(E olha que nem pensei na nova Ecosport, muito melhor que a anterior, linda e mais barata que o C3 top, e nem sonhei com o provável preço do novo Focus, carro infinitamente superior ao C3, que deve chegar também na faixa dos R$ 56.000, ou seja, muito mais negócio)

Portanto, muito cuidado com a Citroën e seu novo C3, pois estão, como sempre, tentando vender gato por lebre de primeiríssima qualidade fazendo o Brasileiro, povo que não pesquisa mesmo e aceita tudo do pior em nome da novidade, pagar bem mais por algo que deveria custar pelo menos 20% à menos (isto não para ficar com bom preço, mas tão somente para ficar corretamente alinhado no seu segmento de mercado).

É mais um caso de falta de respeito das concessionárias, queridinhas do governo, com nosso povo, que sustenta seus devaneios precificadores!

Por favor, amigos, não comprem este C3 de jeito nenhum enquanto os preços estiverem assim, estratosféricos. Isto não pode se sustentar. Em poucos meses o C3 top estará perto dos R$ 50.000, quem comprar agora estará fazendo a maior burrada de sua vida.

E se o preço não cair, ainda assim não pague em carro que tem freio à tambor na traseira preço de carro top! Não pague. Por favor!