10 abril 2012

Operadora Claro suja nome de cliente fiel, em dia, e o inclui no SERASA

Nesta última quinta-feira, dia 5/4/2012, cansei de aturar a Claro e resolvi mudar para a TIM para economizar R$ 100,00 ao mês em um plano onde terei mais benefícios ainda que no meu plano na Claro. Fui com minha esposa na loja da TIM do New York City Center, na Barra da Tijuca/RJ, e pedi a portabilidade para ambos. Tudo muito rápido e simples, bastando informar o CPF. Saímos da loja com nossos novos chips da TIM, orientados a esperar 3 dias para usá-los que a portabilidade estaria realizada.

Em menos de 45 minutos recebi um SMS da Claro com a seguinte mensagem: "Cliente Claro tem muitas vantagens! Fique na Claro e não mude para outra operadora, ligue *007 e conheça os benefícios disponíveis para o seu número"
Digressão: vale dizer que estou na Clado desde 1997, quando ainda era ATL, e mantenho este mesmo número este tempo todo, por mais de 15 anos! Nunca vi qualquer benefício da Claro que me desse vantagem em relação às outras operadoras. Não sei que "benefícios disponíveis para o meu número" são esses, nem "que muitas vantagens" são essas.
Mais ou menos 1 hora e meia depois me liga a atendente da TIM me informando que houve um problema com a minha portabilidade, pois havia acusado alguma pendência em algum órgão de defesa ao crédito. Ela não soube (ou não pôde) me informar qual órgão, nem qual a pendência. Sem saber o que fazer, às 17h, liguei para o meu gerente do HSBC Premier, que estava ocupado (este trabalha muito, pois era depois do expediente!). Liguei para o meu pai, que é advogado, para perguntar como proceder. Ele me indicou qualquer Xerox/Papelaria que muitas prestam este serviço de consulta ao SPC e SERASA.

Peguei o carro, saí na hora do "rush" e fui até o Barra Garden, entrei na primeira papelaria e fiz a consulta ao SPC (R$ 10) que não deu nada. Aí fiz a do SERASA (R$ 10) e descobri as duas pendências abaixo:

DataInstituiçãoCód. ContratoValorCNPJ CredorUF
29/05/2009Claro792653415R$ 107,1001.685.903GO
29/05/2009Claro792654905R$ 107,1001.685.903GO

Fiquei estarrecido uma vez que estou 100% EM DIA com a Claro. Tentei imaginar se poderia ter sido numa mudança de plano, ou endereço, mas não achei nada que explicasse. Liguei para o meu enfermo pai, advogado que é, me orientou a pedir esclarecimentos à Claro.

Liguei para a Claro e, na muito confusa profusão de opções de atendimento, pedi para falar com o atendente. Recebi o protocolo: 2012111551385 (informado pela atendente), mas que foi enviado por SMS como 2012111490324. Informei meus dados (nome, CPF, etc.) e pedi para verificar se havia alguma pendência minha registrada na Claro. A atendente informou haver apenas a conta à vencer do mês. Quando então disse que a Claro havia me incluído no SERASA, mesmo eu estando em dia, como ela pode comprovar, a atendente DESLIGOU NA MINHA CARA! Foram uns 16 minutos para receber este tratamento antes mesmo de explicar o problema.

Indignado, liguei novamente recebendo o protocolo 2012111544616 inicialmente. Escolhi a opção, no meio do menu, para falar sobre a minha conta. Fui obrigado a me identificar mais uma vez com CPF, nome completo, etc. Perguntei novamente se havia alguma pendência minha com a Claro, recebendo, de novo, a mesma resposta de que somente constava minha conta em aberto do mês à vencer no próximo dia 15/04/2012. Então informei o real motivo da ligação que era descobrir por que a Claro havia me colocado no SERASA se eu estava 100% EM DIA! (Se você atrasa a conta por 5 dias eles te mandam SMS informando que vão cortar sua linha. Isto já aconteceu comigo em viagens, quando esqueci de pagar, e corri em uma lan house para fazer o pagamento pela internet. Quando eles querem, te acham!). A atendente Mariane então disse que iria consultar pelo meu CPF para procurar mais dados. Depois de vários minutos de espera me informou que havia outras duas linhas em meu nome na Claro. COMO? Eu NUNCA tive qualquer outra linha da Claro que não fosse a minha linha atual. Ela me deu os números: 9208-4933 e 9212-4684 e disse que iria transferir para o setor de cobrança.

Recebi outro protocolo: 2012111563634 e fui atendido pelo João Paulo, sendo novamente obrigado a repassar meu nome completo, CPF, etc. Ele me informou que as duas linhas já estavam canceladas, não me gerando qualquer ônus. COMO ASSIM? Eu NUNCA abri as linhas. Que ônus elas poderiam me gerar? Meu nome está no SERASA por descuido da Claro, isto já não é ônus suficiente? Eu perguntei em quanto tempo iriam tirar o meu nome do SERASA e ele informou que sairia em três dias úteis. Quando perguntei desde quando estes três dias úteis passavam a contar, ele se recusou a me responder, o que mostra que este prazo NADA SIGNIFICA, pois não têm uma data de referência.

Pior, ele ainda me disse que estaria passando o caso para o setor de "Tratativa", o que quer que isto signifique, e que será encaminhado também para o setor anti-fraude/análise. Disse que o setor de "Tratativa" entraria em contato o mais rápido possível, o que ainda não fizeram até hoje, terça-feira, 10/04/2012 (20:00h), mesmo decorridos mais de 5 dias do meu contato. Para tornar as coisas ainda mais absurdas, no sábado passado (07/04/2012), às 8:50 da manhã, fui ACORDADO por uma ligação da Claro para tentar me convencer a não realizar a portabilidade! OLHA QUE EFICIÊNCIA! Para retirar meu nome do SERASA eles não são capazes nem de me ligar, mas para "conversar sobre a portabilidade" eles me ligam até sábado antes das 9h! Isto é um ABSURDO! (além do que não me ofereceram qualquer benefício, só mudar para um plano mais barato, mas muito pior)

Continuando o atendimento, o João Paulo me informou que eu estava desde já OBRIGADO a enviar uma carta escrita de próprio punho informando desconhecer as duas linhas abaixo citadas:

(62) 9208-4933
(62) 9212-4684

Vejam o DDD! Foi então que percebi se tratar de linhas que a Claro abriu em Goias! Eu NUNCA fui em Goiás na minha vida! Como a Claro conseguiu eta proeza, eu não sei. O atendente tentou jogar a responsabilidade, de certa forma, para cima de mim, perguntando se eu havia perdido algum documento, etc. Mas ficou Claro que isto é trabalho INTERNO da Claro, pois não tive documentos extraviados, muito menos comprovantes de residência, fotos, e muito menos estive presente em GO para assinar qualquer plano.

A carta deve ainda incluir cópia do meu CPF, cópia da minha Identidade/RG, cópia de comprovante de residência atual (devo enviar minha fatura da Claro para eles?) e, finalmente, para coroar: três assinaturas minhas (como só tenho uma, terei que repetí-la três vezes).

Percebem como colocam todo o ônus em cima de mim, seu cliente e sua vítima? Eu tenho que passar por todo este trabalho para resolver um problema criado única e exclusivamente pela Claro.

É Claro que não houve qualquer cuidado na abertura destas contas, o que já seria em si um absurdo. Porém, a inclusão do meu nome no SERASA, sujando o mesmo (que NUNCA foi sujo) na praça, é o cúmulo dos absurdos!

Em primeiro lugar, como eu NUNCA fui informado destas pendências? A Claro teve (e tem) amplas oportunidades de se comunicar comigo. Eles têm meus endereços desde 1997, sempre atualizados, e meu telefone é o mesmo número desde 1997, se já não bastasse ser da própria Claro. A Claro entra em contato comigo constantemente (várias vezes por semana) para enviar ofertas por SMSs, telefonemas e correios, não existe a mínima justificativa para a Claro não ter me contactado, conforme é exigido pelo Código de Defesa do Consumidor, antes da minha inclusão no SERASA. Se este contato houvesse ocorrido, ficaria Claro que eu não devia nada para a Claro e que a mesma deveria tomar medidas imediatas para desvincular meu nome destas linhas abertas sem meu conhecimento.

Em segundo lugar, como a Claro transfere para mim o ônus de provar que não sou dono de linhas de telefone por ela abertas em meu nome em Goiás, sendo que moro no Rio de Janeiro?

Em terceiro lugar, como a Claro não entra em contato rapidamente para informar sobre o andamento do caso. Para que serve o tal setor de "Tratativa" que iria me ligar o mais breve possível. Em dois dias me ligaram para falar da portabilidade (e nem viram que havia sido CANCELADA pela minha inclusão no SERASA), por que não me ligam para resolver coisas realmente sérias?

Em quarto lugar, por que hoje, dia 10/04/2012, meu nome continua incluso no SERASA e sujo na praça?

Eu preciso e EXIJO a imediata remoção do meu nome de todo e qualquer órgão de proteção ao crédito em que a Claro tenha me incluído e o imediato cancelamento de qualquer possível ação de cobrança. Tenho provas desta inclusão no SERASA, com múltiplas consultas impressas desde a identificação da restrição junto a TIM, mas não posso ter certeza se há outras restrições ou cobranças judiciais movidas pela Claro em virtude destas contas abertas irregularmente pela mesma em meu nome.

Para completar e piorar ainda mais esta situação absurda criada pela Claro, estou neste exato momento com meu pai, enfermo, na mesa de operação para remoção de um tumor maligno, tudo sendo feito fora de plano de saúde e/ou convênio, com médico particular de confiança e não posso admitir qualquer restrição ao meu crédito na praça, uma vez que os custos de tratamento podem superar, em muito, a capacidade de nossa renda familiar. Qualquer mínima restrição em meu nome pode impedir o perfeito tratamento de meu pai e causar um dano impossível de ser reparado ou mitigado por qualquer ação judicial, social, ou por qualquer valor monetário neste mundo!    

Ainda assim a Claro não se digna nem mesmo a entrar em contato comigo conforme informado e prometido (quer dizer, entra em contato, sim, para enviar ofertas e tentar me convencer a não realizar a portabilidade). Ademais, exige que eu, na situação delicada em que me encontro, junte documentos, escreva declarações de próprio punho e envie tudo por correio, para, então, ter meu caso analisado.

A celeridade na resolução desta situação se faz mister, mas a Claro não está demonstrando qualquer interesse em resolver a questão rapidamente, colocando em risco não só minha saúde mental e financeira, mas também a saúde física de meu pai.

Atenciosamente,

Felipe Rocha Machado