20 janeiro 2009

Votei no BBB! Tudo culpa do Max!!!

Sem arriscar muito ser considerado um esnobe, posso afirmar que o Big Brother Brasil é um programa popular (motivo que não o desabona!) de um gosto, no mínimo, duvidoso. Arriscando um pouco mais eu diria de péssimo gosto. Afora a novidade da primeira edição, não há muito suco pra tirar desssa fruta mesmo espremendo até o bagaço. Não me interessa em nada, exceto nas lindas meninas que são sempre selecionadas e passam meses desfilando na TV. Melhor, nem preciso ficar vendo o programa: é só esperar que as cenas mais interessantes acabam na internet. Tão pouco me interessa que nunca, sequer, parei para criticar ou mesmo comentar sobre o BBB. Mas dessa vez não deu: votei no BBB!

Nesse Big Brother Brasil 9 existe uma figura especial participando do jogo: Maximiliano, o artista Max Porto, a única razão capaz de me mover a votar num Big Brother... E pior, votei com prazer, e votarei de novo, sempre, que ele precisar do meu voto. Afinal, não preciso nem assistir o programa para saber quando o Max vai necessitar de uma ajudinha, é só esperar que de um jeito ou de outro a gente sempre fica sabendo quem está no próximo paredão.

Por que? Simples, este é o primeiro BBB em que um participante realmente não é um vazio intelectual, moral e artístico. Max é um artista nato, de talento ímpar, quase inacreditável, não precisa de falsa modéstia, que não tem, mas longe está de ser antipático, ao contrário, agrada a quem quer que o conheça, incluindo eu. Mas... como eu conheci o Max?

Casei.

Ano passado, na busca de algo para tornar nossa festa de casamento diferente, minha esposa deu de cara com quem? Max Porto! Ele mesmo. A arte desse garoto de então 29 anos era o ingrediente, ou melhor, o tempero para dar aquele toque especial e inesquecível ao nosso casamento. E acertamos na mosca: os Minimins que o Max fez de nós foram a sensação da festa, e são lembrados por todos os 200 convidados até hoje.

Não há nada que eu respeite mais do que o artista, seja o escritor, o músico, o pintor, o escultor, enfim, o criador de obras que tornam a vida mundana em algo especial, digno do divino. E é isso que o incrível Max Porto faz: torna, mesmo que por breves instantes, nossas vidas cotidianas em algo superior. Ele tem a sensibilidade de nos ver e enxergar através de nós, com seus olhos de artista, e, como diz, nos "minimizar", registrando para sempre essa visão, que nos representa tão completa e alegremente que é só vislumbrar o resultado para abrir um sorriso de orelha a orelha. Eis o artista, Max Porto.

Alguém sensível para capturar, em massa de moldar, o espírito de um ser humano, só pode ser, ele mesmo, um grande e especial ser humano. Foram poucas palavras trocadas, um aperto de mão quando o conheci pessoalmente, e outro quando nos despedimos (ou teria sido um abraço, tão comovido que estava com meu Minimin e o da minha futura esposa?), mais tantos e quantos emails, e não preciso de mais nada para saber que Max Porto é, além de artista, agraciado com uma alma especial. Tanto que minha esposa nunca se afastou de suas páginas no orkut, nunca deixou de trocar mensagens com ele, nem de acompanhar seus novos trabalhos... E foi ela, ainda bem, que me ligou direto do meio de um cruzeiro, berrando: "Olha quem está no BBB! Olha quem está no BBB! É o Max, é o Max!!!"... Pimba, era ele mesmo!

Não surpreendeu àqueles que o conhecessem o sucesso que ele faz no Brasil inteiro, sem desagradar ninguém, divertindo todos... Dizem que no Projac ele é o predileto do pessoal que trabalha atrás das janelas do BBB (fonte secreta, mas confiável!). Não me surpreende em nada também.

Resultado da primeira traição do BBB 9, ele foi de cara para o paredão. Vamos deixar o Brasil dar seu recado e dizer quem é Max Porto!